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Music branding no Spotify: as vantagens de ter um canal de marca na plataforma

Um levantamento do nosso time de marketing em abril de 2021 identificou mais de 300 perfis de marcas no Spotify de diferentes segmentos.   Podemos afirmar que, se você quer se comunicar com o seu cliente através da música, sua marca precisa estar nessa plataforma. Nesse texto apresentamos 6 motivos para você ter o canal da sua marca no Spotify.

Music branding no Spotify: as vantagens de ter um canal de marca na plataforma

Hoje em dia, quando pensamos na maneira como as pessoas estão consumindo música, é bem provável que seja via plataformas de streaming, como Spotify, Deezer e Youtube. Não à toa, algumas das maiores marcas do mundo estão presentes nessas plataformas e desenvolvem estratégias de playlists para impulsionar suas marcas e se envolver com a comunidade, aprimorando o relacionamento com os consumidores.

 

Segundo a Revista Exame, em abril de 2021, somente o Spotify possuía mais de 300 milhões de usuários ativos em todo o mundo. 

 

Um levantamento do nosso time de marketing em abril de 2021, identificou mais de 300 perfis de marcas no Spotify de diferentes segmentos

 

Isso significa que, se você quer se comunicar com o seu cliente através da música, sua marca precisa estar nessa plataforma. 

 

Antes de apresentarmos os 6 motivos para criar o canal da sua marca no Spotify, entenda um pouco como funciona o trabalho de curadoria musical do Bananas Music.

 

Traduzindo sua marca em música através da identidade musical

 

Já passou o tempo em que a música era utilizada apenas como trilhas para propagandas ou “música de fundo” de publicidade. Hoje, cada vez mais, vemos a música sendo a própria mensageira, o meio pelo qual os valores e os princípios da marca são expressos.

 

Essa expressão é feita através da identidade sonora da marca. Partindo dos valores essenciais que a empresa quer comunicar para os seus consumidores, é possível definir as estéticas sonoras que mais combinam com essas características e que podem criar uma conexão emocional com os clientes.

 

A música não se trata apenas de um gosto. Ela expressa estilos de vida.

 

Em busca da curadoria perfeita

 

Dentre tantas possibilidades, escolhemos um top 10 de artistas que expressam todo o conceito desenhado para a marca e, a partir deles, abrimos a playlist em referências, inspirações e outros artistas com sonoridade semelhante.

 

Essa escolha não deve ser feita baseada no gosto pessoal do criador da lista de músicas, e também não é qualquer música ou artista que comunica o que sua marca quer dizer.

 

A curadoria musical é um processo muito importante e criterioso de escolha de gêneros musicais, artistas e músicas que mais traduzem os atributos da identidade musical da marca.

 

Não à toa, muitos dos nossos clientes chegam até nós procurando por curadoria de playlist customizada para projeto corporativo, porque sabem da importância de uma curadoria especializada para ter o sucesso esperado.

 

Uma marca, várias playlists possíveis

 

As playlists que vão compor o canal da sua marca podem ser de diversos tipos: sazonais, locais, temáticos, gêneros musicais e de lançamentos, se for relevante para o seu negócio.

 

Cada tipo de playlist traz uma nova possibilidade de criar um canal de comunicação e relacionamento com os consumidores. Lembrando que é super importante manter as playlists atualizadas para que os ouvintes tenham sempre novidades no seu canal.

 

6 motivos para ter um canal no Spotify para marca

 

 

1. Estabelecer novos pontos de contato

 

É possível que o seu negócio já esteja disponível em um site ou em redes sociais, além da loja física, se houver. Todos esses são exemplos de pontos de contato com os consumidores.

 

Um canal de relacionamento no Spotify é mais uma porta de comunicação com as pessoas que querem interagir e entender a mensagem que a marca deseja transmitir.

 

2. Aumentar a lembrança da marca 

 

Uma vantagem do Spotify é poder estar em contato com sua comunidade por meio de playlists de música mesmo enquanto eles realizam outras tarefas.

 

As pessoas ouvem música enquanto estão trabalhando, indo e voltando do trabalho, preparando uma refeição, recebendo amigos, fazendo exercícios, limpando a casa e várias outras atividades. Oferecer uma playlist baseada no contexto ou focada na atividade é uma ótima maneira de estar presente no dia a dia dos consumidores, aumentando a lembrança da sua marca.

 

3. Utilizar o canal para apresentar ou posicionar novos produtos

 

Em 2019, a Adidas, em parceria com o Laboratório Nacional dos EUA (ISS) e o Spotify, fez uma campanha de lançamento do Ultraboost 20. Os fãs da marca que comprassem o novo tênis teriam acesso a uma playlist exclusiva se apontassem o smartphone para o céu e localizassem a estação espacial da ISS. 

 

A parceria oficial com o Laboratório Nacional dos EUA que anunciamos no início do mês foi firmada para inovar, aprender e compartilhar informações, com a visão de co-criar o futuro do esporte. Essa ação com o Spotify é mais um exemplo do que buscamos como marca: desenvolver ações que nos conectem com nosso público em seu dia a dia, seja no esporte, no entretenimento ou na música”, destaca Felipe Savone, gerente sênior de marca da Adidas.

 

No Bananas Music temos o case de music branding 360º para a campanha de lançamento da coleção Melissa POP Be Extra&Ordinary. Nosso time de curadoria planejou e executou uma estratégia completa de music branding que envolveu criação de playlists para o Spotify da Melissa, trilha sonora especial para todas as lojas, conteúdo de divulgação nas redes sociais e uma ação especial conectanto on e offline: Spotify Codes exclusivos nas lojas para cada um dos 7 modelos.

 

Levamos a música para todos os pontos de contato com as fãs da marca com o objetivo de gerar brand awareness e expandir os diálogos em torno da nova coleção - tanto no online quanto nos pontos de venda.

 

Essas são apenas algumas possibilidades entre muitas que podem ser propostas para lançamento de produtos e aproximação dos consumidores da marca.

 

4. Produzir campanhas específicas de datas comemorativas

 

Já estamos acostumados a ver campanhas publicitárias de marcas em datas comemorativas. Mas podemos inovar com playlists temáticas e criatividade. Como foi o case da Ford Brasil, que nos propôs criar playlists temáticas para comemorar o Dia Mundial do Rock.

 

O desafio era criar playlists de rock para cada geração de Mustang, desde 1964 até 2019, ano da campanha. O canal da Ford Brasil no Spotify teve um aumento de 20,3% no número de seguidores durante a semana da campanha. As playlists juntas somaram mais de 2800 seguidores e as outras playlists da marca somaram mais 316 seguidores no mesmo período.

 

Certamente as playlists conquistaram os corações dos fãs de Mustang, fortalecendo a lembrança e o relacionamento com a marca Ford Brasil.

 

5. Criar conteúdo de nicho

 

Entendendo bem a identidade da sua marca e os hábitos de consumo de música dos seus clientes, é possível fugir do óbvio - e das milhões de playlists da plataforma.

 

O nosso case com o Clube de Leitura Realejo demonstra bem essa possibilidade. Aqui, os livros são transformados em playlists - enviadas exclusivamente para os assinantes do clube - com músicas que traduzem de alguma forma a narrativa dos livros.

 

Sim, as pessoas deixam de ouvir as playlists de sempre para ouvir uma especial, feita exclusivamente para elas.

 

6. Gerar conteúdo para outras redes da marca

 

Já sabemos que um perfil de marca no Spotify atua também como canal de relacionamento com os clientes. Isso se dá principalmente quando a marca compartilha as playlists em suas redes sociais, abrindo espaço para diálogos com os seus consumidores.

 

Compartilhar as atualizações das playlists influencia a aproximação do público e, por consequência, cria os laços emocionais tão desejados entre marcas e clientes. 

 

As playlists dos nossos clientes no Spotify

 

Youcom


A Youcom nasceu com o objetivo de ser uma plataforma de expressão para o jovem - e como música tem tudo a ver com isso, fomos chamados para criar a identidade musical para as lojas - mas fomos além, com músicas e playlists que conseguem expressar o DNA da Youcom de forma única e marcante, levamos para o Spotify uma conexão emocional verdadeira com os jovens.

 

 

Ramarim

 

A marca é fashionista, estilosa e ao mesmo tempo popular. Não lança tendência, mas a persona da marca é a mulher de 30 anos, que está crescendo na profissão e que preza o conforto aliado ao design.

 

As playlists criadas ajudam a consolidar o posicionamento da marca em relação às suas clientes.

 

 

Piccadilly

 

O grande propósito e a causa da marca é o encorajamento feminino, e sua crença é que toda mulher pode se sentir bonita e confortável consigo mesma.

 

E tudo isso foi traduzido na identidade musical criada exclusivamente para a Piccadilly e expresso nas playlists públicas no Spotify.

 


 

RIOGaleão

 

O RIOGaleão se orgulha em ter padrão internacional, alma carioca e a expertise de quem administra o melhor aeroporto do mundo. A identidade sonora do RIOGaleão almeja criar laços verdadeiros com os viajantes brasileiros e estrangeiros através da música.

 

A experiência musical inicia no espaço físico do aeroporto e acompanhando o viajante ao longo de toda a sua jornada através do Spotify, a qualquer hora do dia.

 

 

Shopping Iguatemi

 

Seguindo o mesmo conceito da rádio indoor - o Bem Estar - levamos a experiência do Shopping Iguatemi para o dia-a-dia dos mais de 24 milhões de visitantes anuais do mall.

 

Com quatro playlists fixas e uma playlist sazonal, o Spotify do Iguatemi POA é a extensão da experiência de marca mesmo fora do seu espaço físico.

 

 

Supper Rissul

 

O Supper Rissul é uma marca com espírito amigável e afetivo, que se destaca em comparação à concorrência e entrega uma experiência humanizada e de bem-estar para os compradores. Traduzir essa atmosfera no Spotify significa aproximar ainda mais a marca do seu cliente para levar o bem-estar a ele onde quer que ele esteja.

 

Além disso, a atualização das playlists traz novidades para o público e gera conteúdo para a marca.

 

 

 

Japaratinga Lounge Resort

 

A experiência musical dos clientes do Japaratinga vai além do som ambiente: complementando a estratégia de music branding, são disponibilizadas playlists no Spotify perfeitas para quem está se preparando para chegar ao resort, ou quem busca relembrar os bons momentos vividos em uma estadia.

 

Uma delas, a Golden Hour, é perfeita para matar a saudade do pôr do sol inesquecível na praia do resort:

 

 

...

 

Com o Spotify crescendo cada vez mais, e todas essas possibilidades de estar presente nesta plataforma, seu negócio tem tudo para aumentar ainda mais a conexão com os clientes e a lembrança da marca no dia a dia deles através da música.

 

Clique aqui para entrar em contato com a gente. Nós podemos te ajudar com as estratégias de playlists certas para alcançar seus objetivos. 

 

 

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