Como a Música Afeta a Experiência e as Vendas em Bares e Restaurantes

Trilha para lojas | Spotify | Conteúdo

Poucas pessoas sabem, mas a inspiração para começarmos o Bananas veio justamente de bares e restaurantes de amigos. Preocupados com o cardápio, atendimento e identidade visual, muitos esqueciam de incluir um ingrediente bem poderoso nessa receita: a música. Percebendo uma oportunidade, começamos a estudar sobre o segmento de music branding para entender o impacto da trilha sonora na construção de valor de um negócio de gastronomia. 

 

Este case traz um pouco da nossa experiência e aprendizados ao criar playlists para bares e restaurantes ao longo dos últimos 5 anos.

 

* * * 

 

Todos os nossos projetos de music branding começam com um fase de pesquisa para entender o conceito do lugar, as sensações que o cliente irá experimentar e os atributos que a marca quer passar através da escolha das músicas.

 

Por isso, antes mesmo de pensar o estilo musical que irá tocar no bar, o cuidado com a trilha sonora começa com o volume, a velocidade/energia do som e até com a quantidade de músicas (playlists muito curtas se tornam repetitvas e entediantes rapidamente).

 

Na conversa de briefing com Eduardo Titton, um dos sócios dos bares Vasco 1020 e do Agulha, em Porto Alegre, identificamos dois papéis fundamentais da trilha sonora na experiência: o papel emocional de fazer os clientes se conectarem com o clima do lugar e outro funcional, de conduzi-los pela jornada de consumo, pontuando os diferentes momentos da experiência. 

 

"Nos últimos anos, observamos que músicas animadas e upbeat criam a atmosfera ideal para o consumo de drinks, enquanto a trilha sonora mais lenta e calma funciona na hora de fechar as portas do bar sem cortar o clima — elas ajudam a passar uma mensagem invisível e delicada aos clientes de que a festa está chegando ao fim".

 

Um dos aspectos mais interessantes da música ambiente é que, diferente da iluminação ou decoração do local, as pessoas demoram a perceber (ou muitas vezes nem percebem) o quanto são afetadas pelo que está saindo dos alto-falantes. É um impacto sutil, porém muito importante.

 

"Às vezes a gente só quer sentar e tomar uma cerveja mas a trilha sonora te pede pra sair, te expulsa. É o volume errado, ou o ritmo errado, ou até o artista errado para aquele ambiente. Isso gera um desconforto que é quase intransponível e nem a melhor comida ou a melhor bebida vai te segurar naquela cadeira."

 

Entender que em cada momento do dia a música afeta as pessoas de um jeito diferente é uma das partes mais importantes do Concept - nossa metodologia de curadoria, pois nos permite desenhar a jornada musical do consumidor dentro do estabeleciomento. Desta forma é possível adequar os momentos do bar ou do restaurante ao mood das pessoas e proporcionar uma experiência diferente de acordo com o horário ou o dia da semana. 

 

playlist Bibi Calçados

 


 

Além da construção de marca, restaurantes e bares têm ainda mais um componente importante referente à trilha sonora: a influência da música na percepção de sabores.

 


 

No livro Why We Love Music, John Powel fala sobre uma pesquisa na qual voluntários foram chamados para degustar vinho ao som de diferentes tipos de música. Eles achavam que se tratava de um estudo sobre vinhos, não dando a mínima atenção para o som que tocava ao fundo. As músicas foram divididas propositalmente em diferentes moods: forte/pesado, sutil/refinado, refrescante e suave.

 

Depois da degustação, os voluntários tinham de avaliá-los como pesado, refinado, refrescante e suave. Os resultados mostraram que as pessoas tendem a relacionar o sabor da bebida com o mood da música ambiente. Por exemplo, uma pessoa que tomou o vinho ouvindo um som mais forte e pesado tende a classificar seu sabor como forte e pesado, enquanto quem degustou sob um som mais suave, tende a classificar o vinho como mais suave.

 

Plot Twist: o vinho era o mesmo para todos, mudava apenas o tipo de música que o acompanhava, mostrando o quão forte é a influência da música ambiente na nossa percepção dos sabores.

 

Conhecendo o impacto da música na percepção do sabor, alguns bares especializados em cervejas especiais já estão vendo aspectos técnicos da trilha sonora como um elemento a ser levado em consideração na hora de pensar a experiência dos clientes.

Para a Perro Libre, marca de cervejas artesanais que também conta com a nossa curadoria musical, a preocupação com o sabor das cervejas, na sua maioria bem amargas e lupulosas, é tão importante quanto a música que irá acompanhar a degustação dos clientes.

 

Mais do que apenas proporcionar a experiência ideal, a música certa realmente ajuda a vender mais.

 

Uma pesquisa recente da HUI Research mostrou que uma trilha sonora composta por músicas que casem bem com a marca e a atmosfera esperada do ambiente tendem a aumentar as vendas em até 9,1% em relação a uma trilha que contém apenas as músicas mais conhecidas e que não tem nenhuma ligação com a marca.

 

Fonte: HUI Research

 

A sorveteria Frida & Mina é uma marca que se preocupa em utilizar a música para aguçar o paladar e as vendas não apenas nas suas lojas. A marca, que produz sorvetes artesanais feitos apenas com ingredientes frescos e naturais, busca envolver o cliente em uma experiência sensorial que ative diferentes sentidos, dentro e fora da sorveteria. Para isso, a Frida & Mina criou um novo ponto de contato com seus clientes ao lançar um canal no Spotify.

 

 

Todos os nossos sentidos trabalham juntos para criar uma impressão única da experiência de um bar ou de um restaurante. Tendemos a pensar na visão ou no paladar em primeiro lugar, mas quando se trata de projetar algo para os sentidos, é o som que nos atinge primeiro e muito mais rápido do que o toque ou a visão.

 

Este é um dos principais motivos pelos quais a criação da identidade musical e a escolha da trilha sonora não pode ser baseada simplesmente no gosto musical do dono do estabelecimento ou nas músicas mais tocadas do momento. As playlists são a parte invisível da experiência, podendo ajudar ou arruinar o sabor daquele prato ou drink tão especial.

 

Sabemos o cuidado com que cada tempero é escolhido, então que tal transmitir todo esse carinho e preocupação também através da música? ;)