Descubra como Mini Melissa e Bibi Calçados utilizam a música na construção de marcas e experiência de PDV

Trilha para lojas

Moda é um dos segmentos com maior adesão ao uso de trilha sonora para ponto de venda, por isso é comum que lojas diferentes soem iguais, e também é por isso que um parceiro de music branding é essencial para diferenciar sua marca das concorrentes. Para exemplificar como uma pesquisa aprofundada sobre a marca faz toda a diferença falaremos sobre os cases de dois clientes que chegaram ao Bananas com necessidades similares, mas que receberam soluções personalizadas. Continue lendo e descubra mais sobre a trilha sonora de Bibi Calçados e Mini Melissa!

 

Foto: Campanha de Bibi Calçados

 

Uma peculiaridade do mercado de moda infantil são os dois públicos distintos e igualmente importantes no processo de compra: adultos e crianças. Ambos podem definir o tempo dentro da loja, o ticket médio da compra e o nível de satisfação com a marca, portanto devem ser respeitados e considerados em qualquer decisão estratégica e de negócios como a música do PDV.

 

As duas marcas protagonistas desta história entenderam isso, além de sentirem a necessidade de padronizar a experiência de marca a nível nacional e garantir que os pilares de branding sejam claros para seu público. Até este momento ambas apresentam o mesmo problema de comunicação e poderiam receber a mesma entrega como solução, certo? Errado. Vamos olhar para os projetos com uma lupa.

 

Foto: Campanha de Mini Melissa

Foto: Campanha de Mini Melissa

 

Mini Melissa

 

Mini Melissa é a irmã caçula de Melissa, uma marca consolidada no mercado e conectada com as principais manifestações culturais do Brasil e do mundo. Não é possível dissociar Mini de Melissa, mas no processo de curadoria encontramos e isolamos os atributos únicos da loja infantil para garantir uma complementaridade entre as trilhas, já que nosso desafio era construir a identidade musical de Mini respeitando a trilha já criada por nós para sua irmã mais velha.

 

Veja, a nossa trilha precisava comunicar que Mini Melissa está conectada à Melissa e aos valores e crenças que a marca já compartilha com seus fãs. 

 

Bibi Calçados

 

A Bibi é uma marca de calçados infantis. Mas mais do que isso, é “uma marca de desejo no Brasil, que realmente se preocupa com desenvolvimento natural das crianças, contribuindo também com o meio ambiente.”. Essa foi a resposta de uma das gerentes da Bibi quando solicitada a descrever a marca pra gente. Apesar dela estar super antenada no que a marca representa, boa parte do público e até mesmo alguns dos funcionários da Bibi, não tem noção da dimensão do trabalho bacana que a Bibi vem fazendo pelos pequenos e pelo meio ambiente.

 

Assim, nosso desafio de comunicação foi partir de um posicionamento pouco claro para o público, criando essa percepção a partir da curadoria musical.

 

Concept

 

Atributos sonoros - Concept Mini Melissa

 

Para traduzir a criatividade e o espírito do tempo tão bem apropriados por Melissa, selecionamos 4 atributos sonoros para a trilha de Mini.

 

- Ludicidade, representada por sons incomuns e provocativos para a imaginação dos pequenos;

- Alegria, representada por músicas upbeat e solares, que traduzam bons momentos;

- Diversidade, respeitando os vários olhares endossados por Melissa e Mini, e aproveitando a capilaridade da marca no Brasil inteiro;

- Nostalgia, aproveitando músicas que levam os pais ao universo dos pequenos. 

 

Já para traduzir o cuidado e dedicação de Bibi com os pequenos agora e no futuro, elencamos como principais atributos sonoros “aventureira”, “sustentável” e “estilosa & funcional”. Esses atributos deram base para a atmosfera musical que você pode conferir abaixo.

 

Estéticas Sonoras - Concept Bibi Calçados

 

- Tweet Pop & Indie Pop, trazendo a atmosfera de aventura e brincadeira que a Bibi enxerga como essencial à infância;

- Infanto juvenil, garantindo novamente que a atmosfera seja reconhecida como segura para pequenos e adultos;

- Acústico, aumentando a sensação de “organicidade” da trilha e da marca, além de garantir uma melhor circulação dentro das lojas;

- Pop, garantindo uma democratização do consumo entre crianças, pais ou acompanhantes e colaboradores. Vale destacar que o uso de músicas pop ou radiofônicas em lojas infantis demanda uma curadoria ainda mais minuciosa, garantindo que as letras não tragam conteúdo explícito de forma literal ou metafórica.

 

Cada concept foi base para uma curadoria com 70 horas de música divididas em playlists que se alternam ao longo do dia de forma estratégica a partir das demandas e do comportamento dos consumidores de cada marca. Todas as mudanças de playlist são feitas ao longo do dia de forma automatizada no Player Bananas, assim como o acompanhamento de uso por loja que é apresentado ao marketing nacional em forma de relatório. Essa parte a gente vai manter em segredo!

 

Spotify

 

Aproveitando o tema, deixamos aqui como indicação um projetos do Bananas no Spotify. Siga o perfil de Huggies, ouça as playlists e conta pra gente o que achou! No caso de marcas que não possuem um PDV nós trabalhamos com momentos relacionados ao lifestyle, posicionamento e estratégia de comunicação da marca, mantendo o seu público em contato com o negócio em situações cotidianas.

 

No caso de Huggies nós também criamos playlists que comunicam com pais e filhos, como é o caso de “Infância de todas as épocas” e “Primeiros clássicos”, focadas em gerar identificação com os adultos, e “Hora de ninar” e “Baby relax”, que tem por objetivo alcançar os pequenos através da música. Essas playlists podem ser de mood, evento, institucionais ou promocionais, destacando datas comemorativas e com links nas descrições, que podem direcionar o usuário a uma página ou rede. 

 

Resultados

 

Music branding é a disciplina que une música e construção de marca, assim não é possível obter bons resultados sem que estes dois aspectos da trilha sonora do seu PDV estejam alinhados a partir dos parâmetros corretos. É nos detalhes que a sua marca poderá se diferenciar e este trabalho deve ser feito de forma colaborativa entre quem conhece o negócio e quem conhece música. Que tal diferenciar sua marca com uma trilha sonora exclusiva? Manda um oi pra gente e vamos conversar!