Qual a Melhor Música Ambiente para Aumentar as Vendas?

Quando falamos de unir música às experiências de consumo, estamos falando de transformar uma simples compra em uma experiência inesquecível para as pessoas. O cliente se une à marca como um fã. Apresentamos aqui o que é Música Ambiente para lojas e pontos de venda e a sua importância para a construção da relação marca-consumidor.

Qual a Melhor Música Ambiente para Aumentar as Vendas?

Qual a Melhor Música Ambiente para Aumentar as Vendas em Loja? 

 

A música é um meio para comunicar sentimentos e ideias. Sabemos que ela ajuda a moldar as emoções do ser humano, é capaz de nos deixar felizes ou tristes, agitados ou calmos. 

 

E quando falamos de unir música às experiências de consumo, estamos falando de transformar uma simples compra em uma experiência inesquecível para as pessoas. O cliente se une à marca como um fã.

 

Nesse texto apresentamos o que é Música Ambiente para lojas e pontos de venda e a sua importância para a construção da relação marca-consumidor.

 

O que é música ambiente?

 

Dificilmente você vai entrar em um estabelecimento comercial que esteja em absoluto silêncio – salvo aqueles com finalidades específicas. 

 

Se não tiver nenhuma música tocando ao fundo, certamente haverá barulhos misturados e indistinguíveis que podem causar uma sensação de desconforto em qualquer pessoa dentro desse ambiente, seja vendedor ou cliente. 

 

A audição é o segundo sentido mais importante do ser humano e o som ao nosso redor impacta 11% da percepção da realidade.

 

Música Ambiente é a seleção musical escolhida para criar uma experiência de consumo mais agradável em um estabelecimento comercial. Além de proporcionar uma sensação de bem estar, a música ambiente na loja funciona como uma “cortina sonora” para esses ruídos que consideramos indesejáveis e incômodos e que nada ajudam na experiência de compra do seu cliente.

 

A Música Ambiente Ideal

 

Quando uma pessoa vai à uma loja, mesmo que não perceba, ela está sendo impactada pela mensagem sonora que vem dos alto falantes. Isso significa que ela pode estar sendo influenciada a ficar mais um pouco ou a querer sair rápido do local sem nem perceber o porquê daquela sensação.

 

Para que a música ambiente na loja funcione e tenha os efeitos esperados, ela precisa ser escolhida da forma correta, baseada em estudos de ritmo da loja, perfil do cliente e principalmente nos atributos de identidade sonora da marca, ou seja, o que a marca deseja transmitir para o seu consumidor.

 

Curadoria musical é a chave do sucesso da música ambiente

 

Não é qualquer música que vai transformar a mera permanência do cliente na sua loja em uma experiência inesquecível. É fundamental que haja uma curadoria especializada e que não se limite apenas à escolha das músicas, mas ao entendimento do universo em que a marca e o público estão inseridos.

 

O coração dessa curadoria são as pessoas que, com bagagem cultural, conhecimento de estratégias de marketing, atenção às novidades e, principalmente, bom senso, conseguem separar o gosto pessoal de quem está criando a playlist da identidade musical que se quer transmitir para a marca.

 

Aqui no Bananas Music, desenvolvemos uma metodologia exclusiva para que a música ambiente da loja se torne uma ferramenta de comunicação entre marca e consumidor. 

 

 

A playlist que tocará na sua radio indoor será a representação musical da sua marca e o que ela deseja transmitir. Essa representação é o chamamos music branding.

 

Music branding é muito mais que música ambiente. É a representação sonora dos atributos de identidade de uma marca e da mensagem que ela deseja expressar.

 

Nesse artigo explicamos como definimos, através de reuniões com gerentes, vendedores e equipe de marketing, a identidade musical de uma marca. E como transformamos essas informações em músicas, artistas e estéticas sonoras específicas para cada projeto.

 

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Como Music Branding  Aumenta as Vendas?

 

1) Criando conexão com o cliente

 

Entre dois universos tão diferentes, como uma marca e um cliente, o ponto de conexão é dado por coisas que os dois têm em comum, muitas vezes intangíveis e imperceptíveis. 

 

A música tem esse poder de conectar emocionalmente pessoas em diversas circunstâncias, criar e reforçar memórias afetivas e ressignificar. Seu consumidor pode se sentir representado através das músicas e artistas que caracterizam a sua marca. 

Dessa maneira, seu cliente se torna seu fã.

 

2) Modificando tempo de permanência no ambiente

  

A velocidade da trilha sonora e o tempo de permanência dos consumidores estão diretamente relacionados. Quanto mais rápida a música, mais rápida a circulação – o que ajuda em momentos de pico, onde é ideal um fluxo mais acelerado. 

 

O contrário também acontece: quanto mais tranquilo o som, mais calmo o andar das pessoas pelo estabelecimento – perfeito para uma visita com maior atenção.

 

Se você deseja que as pessoas passem mais tempo na sua loja, escolha músicas com sonoridade mais tranquilas ou mesmo músicas bastante conhecidas.

 

3) Acompanhando seu cliente além do ponto de venda

 

Já imaginou seu cliente lembrando da sua marca mesmo estando a quilômetros de distância dela? Isso é possível através da criação de playlists da marca no Spotify, uma forma de utilizar a música como canal de relacionamento nas plataformas de streaming.

 

Mesmo estando em casa ou no trabalho, seu cliente pode ouvir as playlists da marca utilizando plataformas de streaming de música, mantendo a conexão e a lembrança da sua marca em diversos momentos do dia dele.

 

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Exemplos de playlists de Música Ambiente para aumentar vendas

 

Selecionamos 5 playlists de música ambiente disponíveis no Spotify para você conhecer e se inspirar na hora de criar a sua própria trilha sonora:

 

Música ambiente para lojas de roupas femininas

 

Música ambiente para lojas esportivas

 

Playlist de MPB para lojas

 

Playlist de Samba para Bares e Restaurantes

 

Playlist de Rock para pubs

 

 

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A música deixou de ser um pano de fundo para campanhas publicitárias para ser, ela mesma, o próprio meio de comunicação da mensagem.

 

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