Bananas Music Branding

Música para relaxar: 5 playlists perfeitas para salão de beleza e spas

 

 

Se os hábitos de consumo musical passaram por várias mudanças nas últimas décadas, o fato de determinadas canções influenciarem no relaxamento das pessoas continua atual. Agora, ouvimos música para relaxar nos fones de ouvido, durante o trabalho, em locomoção ou fazendo alguma tarefa doméstica.

 

Mas o relaxamento por meio da música não se restringe a contextos individuais. Em diversas situações coletivas a tranquilidade e o descanso das pessoas é induzida por sons. É uma oportunidade rica para as mais diversas marcas, mas principalmente para aquelas ligadas ao autocuidado, como spas e salões de beleza. No final do texto, você encontrará playlists para salão de beleza e spa para se inspirar.

 

Música e Bem Estar: o efeito relaxante da música 

 

Poucos processos cognitivos têm efeito tão amplo quanto a música. Várias áreas do nosso cérebro são afetadas por ela, impactando em nossas emoções, comportamento e até mesmo na saúde.

 

Por isso, a música como ferramenta para relaxar já é estudada pela ciência desde o século XX, pelo menos, no ramo da psicoterapia e musicoterapia.

 

Dá pra conhecer um essa história em uma rápida leitura como o artigo A música para indução de relaxamento na Terapia de Integração Pessoal pela Abordagem Direta do Inconsciente.

 

"A música tem acompanhado o homem desde os primórdios não somente para atividades artísticas e culturais, mas também com objetivos terapêuticos. Nas últimas décadas, os estudos sobre os efeitos fisiológicos e psicológicos da música contribuíram para aumentar e sistematizar o conhecimento acerca dos benefícios de sua utilização para a promoção da saúde e bem-estar”.

 

O mesmo texto traz diferentes fontes científicas que reforçam a constatação de que “melodias calmas e harmoniosas podem propiciar uma sensação de bem-estar e induzir ao relaxamento’’.

 

A música feita cientificamente para relaxar

 

A união dos esforços entre músicos e terapeutas deu origem à música mais relaxante até hoje. Trata-se da canção “Weightless”, do grupo Marconi Union.

 

Em estudo realizado pelo instituto de pesquisa britânico MindLab International, a faixa alcançou resultados impressionantes: ela reduziu os níveis de estresse dos participantes em 65%.


O portal Inc. fez uma playlist com as dez faixas escolhidas por neurocientistas do Reino Unido como as mais relaxantes do mundo, incluindo Weightless em primeiro lugar.

 

A relação entre música e bem-estar no dia a dia

 

Na cultura popular, alguns gêneros estão diretamente ligados ao relaxamento, como o reggae, o rock psicodélico (em algumas das suas subvertentes) e a música clássica.

 

Isso se deve ao fato de os estilos serem conhecidos por faixas com melodias e harmonias em tom maior aliadas a andamentos lentos - nem todas as músicas destes gêneros se caracterizam por essa combinação, mas sim uma parte relevante de suas canções mais célebres.

 

O reggae tem um andamento lento muito característico, mas várias faixas nesse estilo se utilizam de melodias em progressão menor. Já na música clássica e no rock psicodélico, os elementos de ritmo e tom variam mais, mas em geral apresentam momentos de calmaria.

 

E é claro que estes não são os únicos estilos musicais ouvidos por quem busca música para relaxar. A tranquilidade pode ser despertada pelos sentimentos e memórias que uma música suscita, e não necessariamente sobre suas características de composição - o redator deste texto, por exemplo, relaxa escutando os gêneros mais variados possíveis, passando pelos citados anteriormente, mas também pela música eletrônica e o heavy metal.

 

Música ambiente e playlists para salão de beleza

 

playlists para salão de beleza música ambiente musica para relaxar

 

As pessoas buscam os salões de beleza pelos serviços estéticos prestados nestes espaços, mas que se constituem de ambientes para relaxar e sair da rotina, através do autocuidado e atenção à autoestima.

 

Músicas para relaxar, seja na área de espera ou no espaço de atendimento podem potencializar a experiência positiva dos clientes. Esse momento também é uma oportunidade para reforçar a identidade de marca do salão de beleza, vinculando um mood, uma lista de artistas ou determinado gênero às características percebidas no estabelecimento pelas pessoas.

 

3 Dicas para criar a playlist para seu salão de beleza

 

Ter especialistas pensando na identidade musical do seu salão é o ideal, mas você já pode começar hoje a aprimorar a experiência sonora dos seus clientes prestando atenção nos três pontos listados abaixo.

 

Conheça o seu público

 

Busque entender as preferências das pessoas que frequentam o seu estabelecimento. Observar características como idade e perfil cultural é essencial. Também é importante ter em mente a criação de playlists com música para relaxar, mas não deixar de agradar os clientes - e isso pode significar ter momentos mais agitados ou com músicas mais populares, para dar alguns exemplos.

 

Tenha playlists para diferentes momentos e dias

 

Listas de músicas temáticas são uma ótima pedida. No caso de um salão de beleza, uma playlist especial para o Mês das Noivas pode ser interessante para as frequentadoras. Playlists temáticas para o Natal e o verão também podem agradar.

 

Diferentes listas para a manhã, a tarde e a noite também dão mais originalidade ao seu estabelecimento e a melhor ambientação para as pessoas. Assim, você tem a trilha certa para o mood de cada período do dia  e não corre o risco de parecer repetitivo para quem visitar o local em diferentes horários.

 

Não esqueça de atualizar suas playlists com frequência

 

Além de playlists abrangentes, para agradar pessoas que escutam diferentes estilos de música, você não pode esquecer de variar as músicas conforme o tempo. Atualizar constantemente as faixas em suas listas de músicas é fundamental para manter o interesse dos clientes. Afinal, ninguém passa a eternidade ouvindo a mesma lista de músicas, não é?

 

 

 

 

Música relaxante para spa

 

Os spas são, em geral, espaços que oferecem uma experiência completa focada em descanso e bem-estar. É natural que, nestes locais, as pessoas busquem potencializar esses momentos de relaxamento. Portanto, spas são o local certo para músicas que transmitam tranquilidade.

 

Mas diferentes momentos podem trazer diferentes moods musicais. Durante massagens, por exemplo, pode ser mais interessante o acompanhamento de canções com um ritmo mais marcado, que de certa forma entre em sincronia com os movimentos.

 

Já faixas mais estimulantes podem combinar perfeitamente com atividades estéticas ou exercícios, dando mais energia e disposição para quem está em movimento.

 

Durante saunas e banhos revigorantes, as playlists mais calmas devem ser aquelas que mais vão provocar o contentamento dos clientes, sendo o complemento musical perfeito para os momentos em que se recarrega as energias.

 

 

 

Relax musical com assinatura de marca

 

É importante acertar na música para relaxar em um spa ou salão de beleza, e a criação de um projeto de sound branding para a marca facilita isso. No Bananas Music, aliamos todo o potencial de experiência proporcionado pela música para transmitir ao público os elementos fundamentais de uma marca.

 

Com pesquisa e curadoria feita por um time de especialistas, montamos trilhas para rádio indoor, playlists para plataformas de streaming, como o Spotify, e tudo mais onde a música possa ser o elo na comunicação com o público.

 

E, se o assunto são playlists relaxantes, nada melhor que uma jornada que inicie no espaço físico de atendimento, seja de um salão ou spa, e siga com o cliente pelo resto do dia, proporcionando momentos de tranquilidade e autocuidado relacionados à marca em qualquer lugar.

 

Japaratinga Lounge Resort

 

Situado em um paraíso natural perto de Maragogi, em Alagoas, o Japaratinga Lounge Resort é um Resort All Inclusive Premium com público bastante abrangente.

 

O Bananas criou playlists para rádio indoor e streaming que refletem a identidade musical de cada ambiente do Japaratinga. Assim, a experiência dos clientes com a marca começa antes mesmo de chegar ao hotel - e continua mesmo depois do check-out.

 

Você pode ler mais sobre esse case aqui.

 

 

 

***

 

E aí, já tem o caminho para criar as playlists mais relaxantes dos salões e spas da sua região com as nossas dicas? Se ficou alguma dúvida, entre em contato com a gente aqui pelo site ou pelas nossas redes sociais. :)

 

 

 

Nosso site usa cookies e dados pessoais para melhorar a navegação. Aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade.