Saber como utilizar o Instagram para vendas é fundamental para empresas que atuam no meio digital. Essa dica vale tanto para gigantes da tecnologia como para companhias de pequeno porte.
Ainda mais porque esse aplicativo tem uma base de usuários crescente. Atualmente, existem mais de 1 bilhão de pessoas que utilizam o Instagram. Segundo pesquisas, 80% deles verificam a plataforma antes de tomarem uma decisão de compra.
Considerando que a música é uma ferramenta poderosa para traduzir os valores e o posicionamento da marca em qualquer veículo de comunicação com o cliente, também é possível utilizar a identidade sonora da marca para se relacionar com os consumidores através das redes sociais.
Antes de soltar sua criatividade e utilizar o Instagram para gravar e editar vídeos, e escolher a melhor música para Instagram de loja, trouxemos algumas outras dicas práticas para quem deseja dar mais visibilidade para seu negócio na rede social.
Instagram para vendas: Conhecer o público-alvo é vital
Todos querem saber como criar um Instagram para vendas. Entretanto, antes mesmo de criar o perfil, é vital saber para quem aquele conteúdo é direcionado. Nada vai adiantar fazer diversos posts sobre um assunto A se a audiência gostaria mesmo de saber sobre assunto B.
Por isso, muitas empresas utilizam ferramentas que possam ajudá-las a compreender quem é esse cliente em potencial. A mais popular entre elas é o CRM. Por meio dela um negócio, independentemente do porte, tem a oportunidade de promover a melhor relação com o público-alvo.
Isso porque todas as informações sobre cada cliente são organizadas em um banco de dados. Assim, o setor de marketing tem as condições necessárias para analisar esses dados e criar as melhores estratégias.
É possível acrescentar ainda informações extras sobre eles. Se um negócio percebeu que boa parte do seu público tem entre 30 e 40 anos, é possível realizar uma pesquisa sobre o gosto musical desse público.
Com isso, é mais fácil escolher a canção certa para ser compartilhada no reels ou no stories.
Instagram para vendas não é como todos imaginam
Como usar o Instagram para vendas é o oposto do que os especialistas em varejo apontam como a melhor estratégia. Quando se fala em vendas, muitas pessoas logo imaginam um vendedor insistente e utilizando técnicas de persuasão bem agressivas.
Tem cenários ainda piores, como os vendedores que trabalham com telemarketing. Esses profissionais tentam de todas as formas mudar a opinião do cliente. Por outro lado, o Instagram para vendas está baseado no conceito chamado social selling.
Instagram para vendas e o social selling
O social selling é uma nova maneira de se relacionar com os clientes pelas redes sociais. Em vez de ir direto ao ponto, esse processo de venda é um pouco mais demorado. Isso não significa que não seja altamente eficaz.
Os especialistas no assunto costumam comparar o social selling ao início de um namoro. Se você pedir a pessoa em namoro logo no primeiro encontro, é muito provável que ela se assuste. Agora, se a relação de vocês ocorre durante semanas, há mais chances da história ter um final feliz.
O mesmo vale para as vendas nas redes sociais. Para o cliente reconhecer a marca como a melhor opção, é preciso que esse relacionamento ocorra de forma leve e sem pressão. Conforme ele se torna mais próximo da marca, maiores serão as chances de a empresa realizar a venda.
Dicas importantes no Instagram para vendas
Quando você escolhe aquele hit para seus reels ou stories o objetivo é aumentar o engajamento para o Instagram. Entretanto, se o seu propósito é ampliar as vendas, é importante seguir algumas dicas.
Sempre crie stories com links para seus produtos ou serviços. Lembre-se que o usuário deve tomar uma ação, e não apenas pular para o próximo vídeo. Se possível, contrate um copywriter para criar chamadas bem vendedoras e que possam instigar a curiosidade das pessoas.
Outro ponto importante é a exclusividade. Se você tem uma loja física, não utilize as mesmas promoções no Instagram. Dê a essa plataforma alguma exclusividade. Por isso, ao criar suas promoções ou ao oferecer um desconto, deixe claro para o cliente que aquela oferta é especial para o Instagram.
Os seus stories também não podem ser publicados sem as hashtags corretas. Hoje, os clientes já utilizam o Instagram como ferramenta de busca. Portanto, se você vende produtos para bebês, não deixe de aplicar hashtags como #enxovaldebebe e #enxovalparacriança, por exemplo.
Fique atento aos direitos autorais
E quando se trata de usar músicas para comunicar a imagem da sua marca na rede social, você precisa saber:, não é porque a música está tocando em todo lugar que ela está liberada para ser utilizada pelas empresas. Toda canção usada para fins comerciais deve pagar direitos autorais aos criadores da canção.
O próprio Instagram divulgou em seu site um guia completo sobre como utilizar músicas em vídeos compartilhados na plataforma. Se uma pessoa está em um show, e faz stories, não há problemas em relação aos direitos autorais.
No geral, a plataforma é bem amigável quanto a isso. Entretanto, é recomendável utilizar apenas canções que estejam disponíveis na biblioteca. Com isso, você garante que aquele artista receberá os direitos autorais, e que seus reels ou stories não serão bloqueados pelo autor ou pelo Instagram.
Como na maioria das vezes as músicas do momento já estão disponíveis na plataforma, não há muito o que temer. Portanto, ao utilizar o Instagram para vendas, escolha um repertório sob medida para o seu público-alvo. É a melhor maneira de se relacionar com os clientes e alcançar excelentes resultados.
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Conteúdo produzido em parceria com a amoCRM