Quem gerencia uma marca com muitos pontos de contato sabe: manter a padronização no visual, nas comunicações e na experiência, em geral, não é uma tarefa fácil. Apesar de complexa, essa função é crucial, pois ao garantir consistência em todos os pontos de contato, a marca cria uma imagem reconhecível, onde quer que esteja.
Essa prática não apenas facilita a identificação da marca e o crescimento do brand awareness, mas também fortalece a confiança e a fidelidade do consumidor. Neste texto, exploraremos como a música pode contribuir para a padronização de uma marca. Confira!
Branding e identidade de marca
Além de elementos como o nome, cores, letras e formas no logo, você já considerou as sensações e lembranças envolvidas na identidade de uma marca?
Cada ação realizada por uma marca, desde a concepção de um logotipo até a escolha da fonte, discurso, tom de voz, valores da empresa, jingles e a seleção de representantes, contribui para a construção da personalidade da marca na mente do consumidor, por meio de percepções e sensações. É essa precisamente a função do branding.
Essas práticas desempenham um papel vital na criação de valor além do produto, transcendendo-o para refletir quem a marca é. Segundo definição do especialista Seth Godin:
“Uma marca representa um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, influenciam a decisão do consumidor ao escolher um produto ou serviço em detrimento de outro.
Quando falamos de identidade de marca, nos referimos ao conjunto de elementos e atributos que representam sua essência e personalidade. Ela é a expressão tangível dos valores, missão e visão da empresa, destinada a estabelecer uma conexão emocional com os consumidores, construir confiança e diferenciar a marca em um mercado competitivo.
O branding está intrinsecamente ligado a isso. Uma gestão cuidadosa desses elementos é capaz de evocar sensações e estabelecer conexões e uma impressão duradoura na mente dos consumidores. Fortalecendo assim, a posição da marca e influenciando positivamente na compra de um produto ou serviço.
Marketing sensorial e experiência de compra
Oferecer aos consumidores uma experiência de compra consistente também faz parte das estratégias necessárias para fortalecer e padronizar uma marca.
Se o consumidor teve uma experiência de compra em uma loja A e gostou, ele espera que a loja B da mesma marca ofereça as mesmas condições para que ele continue consumindo. Isso gera confiança e fidelidade.
É nesse momento que a música aparece como uma aliada para garantir que as sensações e emoções experimentadas na loja A do nosso exemplo, sejam as mesmas na loja B, e portanto levem ao mesmo ponto final: a decisão de compra.
Como a música influencia na padronização da marca?
Ela se torna uma parte integrante da identidade da marca, influenciando as percepções e promovendo uma experiência coesa para os consumidores. Infelizmente, a padronização da trilha sonora ainda é uma dificuldade comum – especialmente em marcas com várias unidades, como franquias.
Imagina se cada loja escolhesse apresentar um estilo de música ambiente totalmente diferente da outra? A identidade musical funciona como uma espécie de manual de marca, garantindo a unidade musical entre os pontos de venda e garantindo a mesma conexão em todos eles.
Aqui no Bananas Music temos um método para definir a identidade musical de uma marca baseada nos atributos de identidade que a empresa gostaria de transmitir para seus clientes.
À essa estratégia de trabalhar com uma identidade musical damos o nome de music branding.
Ao escolher cuidadosamente a trilha sonora, uma marca pode criar associações emocionais específicas na mente dos consumidores. Por exemplo, músicas alegres e animadas podem transmitir uma marca dinâmica e inovadora, enquanto melodias mais suaves e clássicas podem evocar uma sensação de elegância e tradição.
A consistência na escolha musical, seja em lojas físicas, vídeos promocionais ou plataformas de streaming, contribui para a padronização da experiência da marca. Isso cria um ambiente sonoro reconhecível, fortalecendo a identidade da marca e gerando memórias auditivas duradouras.
Quando os consumidores ouvem determinadas músicas fora do contexto da marca, podem ser imediatamente lembrados da empresa, consolidando assim a associação desejada na mente do público.
→ Confira como ajudamos a Youcom a padronizar a marca e se conectar com o público jovem por meio da música nas lojas
Dicas rápidas para utilizar a música na padronização de uma marca
▶️ Identidade sonora clara: Estabeleça uma identidade sonora única e consistente que represente os valores e a personalidade da marca.
▶️ Playlists estratégicas: Crie playlists específicas para diferentes pontos de contato, considerando o perfil do público e os ambientes, mantendo a coesão musical.
▶️ Atualização regular: Renove as playlists de forma regular para manter a relevância e evitar monotonia, refletindo as tendências e sazonalidades.
▶️ Engajamento do público: Incentive a interação do público na escolha de músicas, promovendo enquetes ou sugestões para playlists colaborativas.
▶️ Avaliação continua: Monitore a resposta do público e ajuste a estratégia conforme feedback e métricas de desempenho, garantindo uma experiência musical sempre alinhada com a identidade da marca.
Music Branding para padronização de marca além do PDV
E se uma marca pudesse fortalecer sua lembrança utilizando a música além dos pontos de venda?
Manter o consumidor engajado com a marca e promover uma experiência de interação pré e pós compra são apenas duas das vantagens de criar um canal da marca em plataformas de streaming – como Spotify ou Deezer.
Considerando que os clientes utilizam a música em momentos especiais e diferentes da sua rotina, as marcas podem aproveitar essa oportunidade para permanecer próximas nesse ponto da jornada fora da loja.
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