Curadoria musical como estratégia de marketing de conteúdo

A música tem um poder incrível para evocar memórias de momentos marcantes da vida. Além de ser um importante recurso do marketing sensorial, ela contribui para criar uma experiência única para os clientes. Para colocar essa ideia em prática, é essencial contar com uma boa curadoria musical.

Quer descobrir como isso funciona na prática? Então siga a leitura e descubra de que maneira a música pode transformar sua estratégia publicitária!

Curadoria musical como estratégia de marketing de conteúdo

O que é uma curadoria musical?

 

A curadoria musical se refere ao processo de seleção, organização e apresentação de uma coleção de músicas de modo coeso e significativo. Ela envolve a escolha de faixas musicais específicas que criam uma atmosfera particular para estabelecimentos ou mesmo para o uso na comunicação pelas redes sociais.

 

Também vale destacar que esse trabalho não envolve apenas a seleção de um conjunto de músicas, mas também a ordenação delas para criar um fluxo harmonioso e impactante. Portanto, o intuito da curadoria é criar uma narrativa sonora capaz de transmitir uma mensagem ou emoção específica.

 

Para a curadoria ser eficiente, além de considerar o público que ela planeja atender, também é necessário considerar o propósito da seleção, seja ele criar uma atmosfera relaxante, agitada ou emocional, por exemplo.

 

Quando todos esses elementos se alinham, você consegue uma experiência singular para a audiência, criando uma conexão emocional do público com a sua marca e influenciando o estado de espírito das pessoas.

 

Como fazer uma boa curadoria musical em estratégias de Marketing de Conteúdo?

Fazer a curadoria musical em Marketing de Conteúdo é fundamental para alinhar o music branding com as demais estratégias da empresa. Por meio dela, consegue-se alcançar mais pessoas e aumentar sua base de clientes.

 

O que é Marketing de Conteúdo?

 

O Marketing de Conteúdo pode ser entendido como um conjunto de estratégias que tem em vista produzir materiais relevantes que servem para atrair os potenciais clientes. Existem diversos meios de fazer isso, como textos para blogs, vídeos, posts em redes sociais e a própria música.

 

O objetivo desse tipo de estratégia não é fazer uma promoção direta da marca, mas sim agregar valor aos consumidores, ativando vários gatilhos mentais, como o da reciprocidade, que podem levá-lo a se tornar um cliente fiel.

 

Por isso, pensar em estratégias de conteúdos completas, que envolvam os mais diversos formatos, incluindo músicas, e que realmente sejam interessantes para os usuários, é uma ótima forma de atrair a atenção e alcançar melhora na lucratividade da empresa. 

 

O objetivo da curadoria musical em Marketing de Conteúdo é melhorar a experiência do cliente, gerar maior conexão com a sua marca e reforçar a identidade do negócio. Para isso, contar com especialistas no assunto é uma ótima opção. A seguir, destacamos alguns cases da Bananas Music.

Explicamos alguns pontos importantes da curadoria musical a seguir!

 

Entenda o seu público

Conhecer os gostos musicais das pessoas que você quer atingir é um ponto fundamental para gerar interesse e aumentar as chances de vender por meio do music branding.

 

Por isso, faça uma pesquisa para entender as principais informações sobre o público-alvo, considerando os interesses, preferências musicais e aspectos culturais. Assim, você tem boas chances de fazer uma boa curadoria.

 

Pense na identidade da sua marca

O uso de música em Marketing de Conteúdo precisa ser consistente com as demais áreas que a sua empresa está se posicionando. Por isso, pense na identidade da marca na hora de fazer a curadoria musical. Defina um estilo, escolha músicas que fortaleçam a identidade e considere a mensagem que aspira transmitir.

 

→ Veja aqui os benefícios de contratar uma empresa especializada em curadoria musical para sua marca.

 

Aproveite temáticas diversas

Existem diversas datas e temas que podem ser aproveitados durante a curadoria musical. Por isso, pensar nos eventos que vão acontecer durante o período que a playlist tocará pode ajudar nessa etapa. Assim, você consegue usar músicas em campanhas sazonais para promover sua marca.

 

Crie conexão

Ao considerar o público da sua empresa e manter a identidade da sua marca, pode-se escolher músicas que despertem emoções nas pessoas e, com isso, fazer com que elas se conectem à sua empresa. Também é possível aproveitar as tendências musicais, pois elas têm o potencial de atrair o seu público.

 

Peça feedbacks

Uma das formas de compreender se a curadoria musical está adequada aos objetivos da empresa é pedir feedback das pessoas. Esse passo pode ser dado por meio de pesquisas de satisfação, enquetes e até mesmo conversas diretas.

 

Além disso, defina indicadores que auxiliem a compreender quais são as melhores playlists usadas e como você pode potencializar os resultados.

 

Faça os ajustes necessários

A curadoria musical nas redes sociais e no PDV precisa de acompanhamento e ajustes contínuos. Ao usar o passo anterior, você consegue entender melhor quais são os estilos que o público da empresa gosta.

 

Assim, fica mais fácil fazer ajustes nas playlists e entregar uma experiência incrível aos clientes do seu negócio. Vale ainda entender mais sobre Marketing de Conteúdo para melhorar o posicionamento da marca.

 

Curadoria musical em Marketing de Conteúdo

Como você viu, as músicas podem ser um ótimo jeito de atrair a atenção do seu público e devem ser usadas nas estratégias de Marketing de Conteúdo.

 

Nesse sentido, além de usar todas as dicas que trouxemos acima, vale fazer a seleção minuciosa da playlist da empresa. Isso pode envolver diversos canais de aquisição, como o PDV, redes sociais e até mesmo o site do negócio.

 

Cases de sucesso de curadoria musical

Para ver como o processo de curadoria é importante para o sucesso de suas campanhas, acompanhe alguns casos em que a música foi responsável por conduzir estratégias de comunicação nas redes sociais.

 

Natura Musical

 

Com uma comunicação totalmente emocional e ligada às raízes da cultura brasileira, a Natura Musical apresenta uma plataforma exclusiva e totalmente focada na música brasileira. Além de celebrar os talentos nacionais, a campanha Natural Musical cria uma experiência única e envolvente para o público.

 

Para envolver as pessoas em torno dessa atmosfera, foram apresentadas várias playlists, classificadas entre Selecionados Natura Musical 2022, música paraense por Natura Musical e Música para Amar de Todas as Formas.

 

Além de uma composição repleta de talentos, a Natura Musical também desenvolveu um podcast chamado Nos Encontramos Na Música para realizar entrevistas com profissionais de destaque desse meio.

 

Nesse projeto, a curadoria foi executada com sucesso por meio de uma escolha de músicas alinhadas ao público da Natura, além de trazer diversos valores da marca para uma composição adequada na playlist.

 

Youcom

 

A Youcom é uma marca jovem, cheia de energia que traz em sua vertente uma estrutura criativa com uma pitada de inovação. Para trazer todas essas nuances para a comunicação, a Bananas Music desenvolveu uma estratégia específica para aumentar o engajamento e as vendas no Dia dos Namorados.

 

A fim de celebrar o amor no Dia dos Namorados, a marca realizou uma parceria com a cantora Clarissa. Nessa campanha, foi desenvolvida uma conexão mais próxima da artista com a marca para a assinatura da campanha, além do lançamento da música Caminhada em parceria com os fãs da marca.

 

Os objetivos em torno das vendas foram alcançados por meio da inclusão de uma nova coleção no videoclipe da música. Além disso, a campanha se estendeu para o ambiente físico, criando uma experiência exclusiva para os clientes em um pocket show na loja da Youcom.

 

Essa curadoria contribuiu para aumentar o engajamento dos fãs com a marca, levando a cumplicidade e encantamento do público com essa ação. Como resultado, a marca alcançou um considerável aumento das vendas no período.

 

 

Pão de Açúcar

 

O Grupo Pão de Açúcar conta com um público amplo e diversificado. Nesse ponto, é crucial criar uma estratégia de comunicação que consiga abraçar uma audiência tão diversa. Para isso, foi desenvolvido um projeto de ativação musical conforme o calendário de Marketing da empresa, diretamente focado no posicionamento para o Dia do Amigo.

 

A campanha foi desenvolvida no Twitter, convidando os seguidores da marca para descrever um amigo e, em troca, receber uma playlist personalizada e com base nas características que a pessoa descreveu.

 

Essa iniciativa conseguiu transformar o contato do público com a marca em uma experiência única e memorável. Para tanto, o Bananas Music criou em tempo real as playlists durante todo o dia 20 de julho.

 

O sucesso da estratégia foi tanto, que a ação que visava apenas o posicionamento da marca no ecossistema musical, acabou se transformando em uma movimentação de carinho e afeto entre as pessoas.

 

Ao compreender como fazer a curadoria musical e usar essa estratégia para potencializar o Marketing de Conteúdo da sua empresa, as chances de atrair pessoas interessadas nas soluções oferecidas aumentam. Além disso, vale contar com empresas especializadas no assunto para elaborar um planejamento de qualidade e que faz a sua marca se destacar frente aos concorrentes.

 

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→ Conteúdo produzido em parceria com a Rock Content

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