5 benefícios do Music Branding que você precisa conhecer

O music branding se apresenta como uma estratégia de grande utilidade para gestores de marketing e as respectivas marcas que buscam alcançar seus objetivos de negócio através do uso estratégico da música. Falamos aqui sobre alguns dos principais benefícios que o music branding pode trazer para uma marca. Confira!

5 benefícios do Music Branding que você precisa conhecer

Estabelecer diálogos com o público consumidor e reter sua atenção têm se mostrado desafios cada vez maiores para as marcas. São necessárias ferramentas e criatividade eficientes o suficiente para iniciar e manter uma conversa relevante com os clientes.

 

Um fator que contribui para tornar esse desafio ainda maior é a grande quantidade de pontos de contato diferentes que a marca pode ter com o público. Manter a coerência em todos eles pode tomar muito mais tempo do time de marketing do que se imagina.

 

Com isso, o music branding se apresenta como uma estratégia de grande utilidade para gestores de marketing e as respectivas marcas que buscam alcançar seus objetivos de negócio através do uso estratégico da música.

 

Hoje viemos falar sobre alguns dos principais benefícios que o music branding pode trazer para uma marca. Confira!

 

Mas primeiro, vamos relembrar o que é music branding.

 

Você sabe o que é music branding?

 

Music branding é uma estratégia de marketing que se utiliza da música e de todos os seus atributos para conseguir comunicar a identidade de uma marca de uma forma mais humana e emocional.

 

É através da identidade musical que a marca consegue criar a conexão com o consumidor, gerando sensações até de forma inconsciente em quem ouve.

 

O coração dessa estratégia é a pesquisa e a curadoria musical para as marcas feitas por pessoas com bagagem cultural, conhecimento de estratégias de marketing e atenção às tendências. Com isso, elas conseguem separar o gosto pessoal do que realmente a marca quer transmitir.

 

O Bananas Music desenvolveu uma metodologia exclusiva para que essa curadoria seja adequada e eficiente. 

 

O impacto da curadoria musical para marcas

 

A música tem um profundo impacto nas emoções e comportamentos humanos, podendo influenciar diretamente a percepção de uma marca ou ambiente. 

 

Um estudo realizado pela Soundtrack Your Brand mostrou um aumento de 37,1% nas vendas e aumento de 42,24% no tempo de permanência nos estabelecimentos que tocavam trilhas sonoras alinhadas à essência da marca.

 

Por isso, escolher a trilha sonora adequada é crucial para criar uma atmosfera envolvente e alinhada com a identidade da empresa. Nesse sentido, a curadoria musical atua como um guia, ajudando a definir quais músicas e artistas melhor representam os valores e a mensagem que a marca deseja transmitir.

 

Contudo, é necessário estabelecer critérios para o processo de seleção e sugestão musical, que vai depender muito da análise feita em torno do universo da marca. 

 

Nesse sentido, nossa Head de Curadoria, Emely Jensen traz uma dica de ouro:

 

“Não adianta só seguir à risca uma fórmula para fazer uma boa playlist. É sempre necessário analisar o contexto de onde essa playlist vai estar inserida, por isso, conversar com as pessoas que passam e que irão passar mais tempo ali é fundamental.”

 

Assim, a curadoria musical para marcas se concentra no processo de escolha de estéticas sonoras, artistas e músicas mais adequados para expressar a mensagem em questão, a partir de uma pesquisa musical orientada pelos objetivos de negócio.

 

5 benefícios do music branding para marcas

 

Agora que relembramos o conceito de music branding e que curadoria e pesquisa musical são necessárias para que a identidade musical da marca seja construída de forma eficiente, vamos aos benefícios que a estratégia de music branding pode trazer para uma marca.

 

Cria conexão emocional com o cliente

 

Entre dois universos tão diferentes, como uma marca e o público consumidor, o ponto de conexão é dado por tópicos comuns para ambos, muitas vezes intangíveis e imperceptíveis. 

 

A música tem esse poder de conectar emocionalmente pessoas em diversas circunstâncias, criar e reforçar memórias afetivas e ressignificar. O consumidor pode se sentir representado através das músicas e artistas que caracterizam aquele produto/serviço, tornando-se um fã e advogado da marca.

 

Aumenta as vendas

 

Quando se trata de música ambiente, o music branding pode ajudar na construção de uma experiência diferenciada de consumo.

 

Por exemplo, muitos estudos mostram que uma música mais lenta faz com que as pessoas fiquem mais tempo dentro da loja, circulando com mais calma, o que consequentemente faz com que elas acabem comprando mais.

 

Entretanto, se não houver critério na escolha dessas músicas, a trilha sonora pode se tornar chata e entediante, causando o efeito contrário.

 

Para ter o benefício de aumento das vendas, é necessário uma curadoria especializada e que transmita a mensagem certa para o público.

 

Diferencia a marca dos concorrentes

 

Em mercados saturados, a música pode ser uma forma de diferenciar a marca da concorrência. Uma identidade sonora autêntica ou a associação com determinados artistas ou gêneros musicais pode ajudar a destacar a marca no mercado.

 

Além disso, a escolha de um estilo musical ou de uma música específica que reflete os valores e a personalidade da marca pode ajudar a torná-la mais reconhecível e memorável para os consumidores 

 

Pode ser usado como conteúdo musical para redes sociais

 

A música é um conteúdo altamente compartilhável e engajador nas redes sociais. Campanhas e conteúdos que envolvem música tendem a ter melhor desempenho em termos de engajamento e alcance.

 

Veja aqui como a música pode ser usada como ação de marketing para gerar engajamento com a marca nas redes sociais.

 

Pode se tornar playlists para plataformas de streaming

 

A estratégia de music branding pode gerar diversas ferramentas de comunicação com o público. Uma delas é a criação de playlists. Cada tipo de playlist traz uma nova possibilidade de criar um relacionamento com os consumidores.

 

Uma vantagem das playlists de marcas em plataformas de streaming é poder estar em contato com sua comunidade mesmo enquanto eles realizam outras tarefas.

 

As pessoas ouvem música enquanto estão trabalhando, indo e voltando do trabalho, preparando uma refeição, recebendo amigos, fazendo exercícios, limpando a casa e várias outras atividades. 

 

Oferecer uma playlist baseada no contexto ou focada na atividade é uma ótima maneira de estar presente no dia a dia dos consumidores, aumentando a lembrança da sua marca.

 

Veja aqui outras vantagens de ter um canal de marca em plataformas de streaming de música com o Spotify.

 

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Ainda tem dúvidas de quais benefícios a estratégia de music branding pode trazer para a marca? Solicite aqui contato com o nosso time! Será um prazer colaborar com o seu projeto.

 

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